sexta-feira, 1 de abril de 2011

Rio tem 1 morte por dengue a cada dois dias


A cada dois dias, uma pessoa morreu de dengue no Estado do Rio, no período de 26 de fevereiro a 26 de março. No fim do mês passado, o Estado havia contabilizado sete óbitos. Esse número subiu para 23, segundo o relatório semanal da Secretaria de Saúde. Nesse período, o número de casos suspeitos quase triplicou - passou de 13.114 para 31.412.
O superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, afirma que esse crescimento das mortes por dengue era esperado. "Temos um processo de investigação desses óbitos que leva um certo tempo. Já esperávamos confirmar esses óbitos que ocorreram no pico da transmissão", afirmou. Há outros casos em investigação.
Mais dois municípios atingiram níveis epidêmicos, Cordeiro e Silva Jardim - eram oito na semana anterior. Apesar disso, houve redução no número de notificações em seis das cidades que registram epidemia e em outras dez. "Essa redução ocorre porque houve queda da temperatura e maior controle do vetor. Não teve número suficiente de casos para que se esgotassem as pessoas suscetíveis", afirmou Chieppe.
A capital concentra o maior número de mortes desde o início do ano - sete. Foram registrados até ontem 12.261 casos suspeitos da doença. Em apenas dois dias, 1.630 novos casos entraram para as estatísticas, média de 33 notificações por hora.
Para melhorar o atendimento à população, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou na semana passada que ampliou o horário de atendimento de dez unidades de saúde, entre postos e policlínicas, que passam a abrir também nos fins de semana.
Dez mortes foram registradas na Baixada Fluminense, quatro em cidades do Grande Rio, uma em Cabo Frio, Região dos Lagos, e uma São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana. 

Fonte: Clarissa Thomé / RIO - O Estado de S.Paulo


Um comentário:

  1. Pessoal, vamos fazer a nossa parte. Não deixar nada q possa juntar água...até uma tampa de coca cola pode conter água é fazer com q o mosquito dissemine...se todos fizer sua parte, podemos erradicar a doença!!! Conto com vcs.

    ResponderExcluir