segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Cuidados de verão: previna-se da desidratação


Desidratação

Quem pensa que a desidratação pode ocorrer apenas pela falta de ingestão de água está completamente enganado. O problema pode ser causado pela insolação também. Portanto, é importante estar sempre com o protetor solar em mãos e abusar deste produto no verão. Além de beneficiar a pele, evitando o envelhecimento precoce, ele ajuda a prevenir a desidratação. "A ingestão frequente de líquidos é fundamental, principalmente no caso de crianças e idosos", alerta Antônio Carlos Turner, que também alerta que a desidratação leva à queda da pressão, taquicardia e prostração intensa.  

Foto: Reprodução de Inetrnet
Em entrevista ao SRZD, a coordenadora do Setor de Nutrição do Hospital Balbino, Teresa Labanca, deu algumas dicas para nossas leitoras.

"No verão sempre devemos dar prioridade às frutas frescas, principalmente aquelas ricas em água, como melancia, abacaxi, melão, laranja e tangerina. Podemos consumi-las in natura ou sob a forma de sucos. Legumes também são uma opção, e devem ser consumidos bem cozidos", diz.

A especialista explica que, nesta estação, "devemos evitar alimentos de difícil digestão. Quanto mais leve a refeição melhor. Evitar carne de porco e embutidos como: salsicha, presunto, mortadela, bacon, etc, sanduíche natural, cachorro quente, camarão, peixes e frutos do mar em geral". A sugestão é que se leve os alimentos para a praia, como as frutas e sucos em um isopor com gelo. Mas nada impede que a pessoa se dê o prazer de comprar algo na rua: "O sorvete à base de frutas (das marcas conhecidas no mercado) e água de coco podem ser uma boa opção", indica, mas alerta: "Evitar sempre que possível fazer a refeição em locais onde não confiamos, onde a limpeza do ambiente e dos funcionários deixa a desejar. Observe o local, veja a limpeza de uma maneira geral, dos pratos e utensílios, do uniforme dos funcionários, mesas e observe se a refeição é mantida dentro de uma temperatura correta, em balcões aquecidos e refrigerados".

É importante ter em mente também que os sucos devem ser, de preferência, naturais. Os industrializados contém sódio e conservantes. "Quem é hipertenso deve evitar este tipo de bebida", diz Teresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário