quarta-feira, 16 de março de 2011

Cálculo de penicilina cristalina


PM: Penicilina Cristalina 2500000UI EV de 4/4 horas. Disponível: frasco/ampola de Penicilina cristalina 5000000UI. Diluir em 8 ml de água destilada. Quantos ml irei aspirar?

Observação: lembrar que, ao diluir a penicilina cristalina de 5000000UI irá aumentar 2ml de soluto, por ter seu peso molecular muito pesado. Então ao diluir o medicamento, a solução final será 10ml.

50ΦΦΦΦΦ ----------- 10ml (8ml de água destilada + 2ml de soluto)
25ΦΦΦΦΦ ------------------X
50X= 25.10
   X= 250/50
  X= 5ml

R.: Irei diluir a penicilina cristalina em 8ml de água destilada e aspirar 5ml dessa solução.

Deixe seu comentário e qual cálculo que você gosrtaria de aprender para eu poder ajudá-lo.  beijos, espero ter ajudado!

6 comentários:

  1. E AE PROFª MANDA O DE ML/H EM BURETA

    ResponderExcluir
  2. Boa tade, professora Selminha!
    A senhora poderia me ajudar na seguinte questão: PM de SG de 500 ml a 15% a um paciente e no hospital só há SG de 500 ml a 5%.Como fazer essa transformação, por meio da fórmula C.V = C1.V1 e como interpretar o resultado encontrado?

    Grato, Marcelo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,professora!
    Obrigado por esclarecer minhas dúvidas anteriores e peço a gentileza da senhora em esclarecer mais uma dúvida minha, que é a seguinte:
    É preciso administrar por via venosa 40 ML de solução glicosada a 20%.Na enfermaria,temos ampolas de 20 ml de glicose hipertônica a 50%.Como proceder?
    OBS:Usei a fórmula C.V=C1.V1, achando a resposta V1=16 ML.Como devo interpretar esse resultado encontrado?
    Grato, Marcelo
    e-mail: gomesfbatata@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu não sei resolver nessa fórmula...vou resolver esse cálculo que você me pediu depois tah, pq tou saindo fda net agorta...bjus

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,professora!
    Obrigado por esclarecer minhas dúvidas anteriores e peço a gentileza da senhora em esclarecer mais uma dúvida minha, que é a seguinte:
    É preciso administrar por via venosa 40 ML de solução glicosada a 20%.Na enfermaria,temos ampolas de 20 ml de glicose hipertônica a 50%.Como proceder?
    OBS:Usei a fórmula C.V=C1.V1, achando a resposta V1=16 ML.Como devo interpretar esse resultado encontrado?
    Grato, Marcelo

    ResponderExcluir
  6. minha duvida é se realmente pode administrar penicilina cristalina 4.000.000 ui via endovenosa???

    ResponderExcluir