A capital paulista pode registrar a madrugada mais fria do ano neste sábado (9), segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros devem marcar entre 5ºC e 6ºC no Mirante de Santana, na Zona Norte de São Paulo, onde é feita a medição oficial da temperatura na cidade. O recorde de 2011 foi no dia 28 de junho, com 6,1ºC.
“Tem uma massa de ar frio e seco [atuando] e, quando o ar está seco, inibe a nebulosidade. Sem nuvens, a perda de calor é maior durante a noite, então vai esfriar mais”, explica a meteorologista Helena Turon
A temperatura deve ser ainda menor em algumas regiões mais baixas da capital paulista. “Na Zona Sul e em regiões de baixada é bem menor a temperatura, porque o ar frio é mais pesado”, diz Helena. A temperatura deve começar a subir a partir de domingo (10).
E quem decidiu passar o fim de semana em Campos do Jordão vai precisar de muito agasalho. A previsão é de geada forte na Serra da Mantiqueira, com temperaturas negativas no município. Na região central do estado, também fará bastante frio.
Alerta e atençãoA Defesa Civil decretou alerta no fim da tarde desta sexta-feira na região de Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo, pois a temperatura era inferior a 10ºC. As demais regiões da cidade estavam em estado de atenção, com termômetros marcando menos de 13ºC.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, a partir da decretação do estado de atenção, os atendentes do telefone de emergência da Defesa Civil – 199 – passam a avisar primeiramente a Central de Atendimento Permanente de Emergência (Cape) e depois os Coordenadores Distritais de Defesa Civil (CODDECs). Assim, os agentes da Assistência Social, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Saúde, Infraestrutura Urbana e subprefeituras terão de oferecer encaminhamento e acolhimento para pessoas em situação de risco nas ruas da capital.
MortesA polícia investiga se foi o frio a causa da morte de duas pessoas nesta sexta-feira. Um homem de 45 anos morreu em Várzea Paulista, na região de Jundiaí, interior de São Paulo. Marco Antônio dos Santos foi encontrado caído em uma viela na periferia da cidade. Ele não tinha ferimentos pelo corpo e vestia roupas leves. A irmã de Marco Antônio disse que ele era alcoólatra e passava dias nas ruas. O corpo vai passar por exames no Instituto Médico-Legal (IML).
Uma moradora de rua foi encontrada morta por volta das 9h15 desta sexta na Avenida do Estado, na região central de São Paulo, sob o viaduto Diário Popular, segundo a Polícia Militar. A perícia esteve no local e, segundo a PM, a informação inicial é que a morte aconteceu por hipotermia.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário