Funcionários do hospital psiquiátrico Vale das Hortências, na região de Sorocaba, denunciaram a morte de pacientes pelo frio. Conforme a denúncia, encaminhada ontem ao Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba (Flamas), dos três pacientes que morreram no dia 14, dois podem ter tido hipotermia. O terceiro era o único em estado grave.
A denúncia diz que não havia médicos naquele dia. Os atestados de óbito informam insuficiência respiratória e edema pulmonar como causas das mortes. Imagens mostram pacientes descalços, sem camisa ou nus.
Funcionários disseram que os médicos não passam em três alas reservadas para pacientes com casos mais críticos de demência. O hospital é privado, mas tem 475 leitos para pacientes do SUS. E é um dos sete hospitais da região sob investigação do Ministério Público e da Secretaria Nacional de Direitos Humanos por número excessivo de mortes. Segundo o Flamas, 459 pacientes morreram em quatro anos nessas unidades.
A Secretaria da Saúde diz que vai fará vistoria técnica. A direção do hospital informou que as três mortes no mesmo dia foram coincidência e que o número geral de óbitos está dentro do aceitável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário