domingo, 24 de julho de 2011

Cientistas usam vacina humana para curar câncer de próstata em roedores


 Cientistas da Mayo Clinic usaram uma vacina para humanos para desenvolver um tratamento para câncer de próstata em camundongos. A técnica dispensa o uso de quimio ou radioterapia e faz com que as células do próprio organismo dos roedores ataquem o tumor na glândula. O feito é descrito na publicação cientifica "Nature Medicine".
Os pesquisadores acreditam que o modelo de tratamento possa ser usado algum dia em humanos, com o objetivo de livrá-los do câncer e reduzir os efeitos colaterais das terapias atuais. Segundo o professor Richard Vile, imunologista da instituição norte-americana, testes clínicos poderão começar dentro de dois anos.
A vantagem da nova forma de tratamento desenvolvida pelos cientistas da Mayo Clinic está no fato de apenas as células cancerosas serem destruídas - o câncer foi induzido nos roedores para o estudo. Os tecidos em volta do tumor são poupados do "ataque" das células de defesa do corpo (células T).
A pesquisa liderada por Vile já mostrou avanços no tratamento de câncer de próstata e melanomas e é candidata a opção de terapia para outra formas agressivas de tumor como os de pulmão, cérebro e pâncreas.
Para obter o efeito desejado nos roedores, os cientistas da Mayo Clinic retiraram pequenos pedaços do material genético de próstatas saudáveis de humanos e os combinaram com um DNA "complementar" (cDNA).
Os pedaços de cDNA foram inseridos em uma cultura de vírus causadores da estomatite vesicular (VSV, na sigla em inglês) - doença que afeta animais como insetos e mamíferos. A mistura foi aplicada nos camundongos sob a forma de injeções na veia.
Isso fez com que os vírus atacassem apenas as células cancerosas, gerando uma resposta do corpo dos roedores que focassem apenas nas células afetadas pela doença.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário