segunda-feira, 28 de maio de 2012

Hemorio registra queda de mais de 60% nas doações de sangue em dois meses


O Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (Hemorio) registrou queda de mais 60% nas doações de sangue nos últimos dois meses. A redução dos estoques pode prejudicar o atendimento às emergências hospitalares, as cirurgias e o tratamento de doenças crônicas. De acordo com a coordenadora do Hemorio, Janine Cardoso, a falta do hábito de doar sangue é a principal causa da redução do estoque do órgão.
Para os médicos, é preciso incentivar a população brasileira a adquirir o hábito de doar sangue - Márcio Fernandes/AE
Márcio Fernandes/AE
Para os médicos, é preciso incentivar a população brasileira a adquirir o hábito de doar sangue
“O brasileiro não tem o hábito da doação de sangue. Por isso estamos fazendo campanhas para mostrar às pessoas [a importância das doações] e criar um envolvimento”, disse a coordenadora. Para tentar restabelecer a normalidade dos estoques, o Hemorio promove nesta segunda, 28, no bairro de Guadalupe, zona norte da capital fluminense, uma campanha para conscientizar a população sobre o assunto.
Os interessados em doar sangue devem se encaminhar, até as 16h, ao posto montado na Avenida Brasil, n° 22.155, estacionamento do Shopping Jardim Guadalupe, em Guadalupe, na zona norte.
A expectativa é que cerca de 80 bolsas de sangue sejam coletadas no local. A ação, que é itinerante, vem sendo realizada desde o início do ano e atende também a cidades da região metropolitana.
Os interessados devem se encaminhar, até as 18h, ao posto montado na Avenida Brasil, n° 22.155, no estacionamento do Shopping Jardim Guadalupe, em Guadalupe, na zona norte.
Janine Cardoso lembra que tanto a chegada do inverno quanto as férias do meio do ano podem influenciar os estoques do banco de sangue do Hemorio.
Entre as recomendações para os doadores estão repousar no mínimo seis horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes e não fumar, além de evitar alimentos gordurosos em um período de 4 horas. Pessoas acima de 50 quilos e com idade entre 16 (com autorização do responsável) e 68 anos e que estejam bem de saúde estão aptos a doar sangue. 
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário