sexta-feira, 13 de abril de 2012

Menino que recebeu ácido em hospital passa por cirurgias e fica internado


O menino Alan, de 2 anos, passou por cirurgias na manhã desta quarta-feira, 11, segundo o Hospital Felício Rocho, Belo Horizonte, Minas Gerais. De acordo com o médico responsável pelo caso, Waldemar Fernal, ele será levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), permanecerá internado nas próximas semanas.
Após ter recebido ácido tricloro de acético, usado para cauterização de verrugas, no lugar de um sedativo, o garoto de 2 anos foi transferido para o Hospital Felício Rocho onde foi submetido às cirurgias de traqueostomia e gastrostomia - aberturas na traqueia e na altura do estômago respectivamente, pelas quais, por meio de sondas, é feita a alimentação do paciente.
De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, durante a cirurgia de vídeo laparoscopia, foi notado o estreitamento da traqueia de Alan, possivelmente em decorrência da aspiração do ácido. Informações do boletim afirmam que foi identificada uma gastrite de pequeno grau.
Em conversa com o estadão.com.br, o Doutor Waldemar Fernal, explicou que o objetivo inicial da equipe médica era evitar a colocação de sondas para alimentação, mas o método não pode ser evitado. "Logo que foi constatado o estreitamento da traqueia eu e a equipe médica consideramos ser mais seguro colocar as sondas, mas a principio elas são temporárias", disse Fernal.
Alan deve retornar para a UTI por volta das 14h e, de acordo com Fernal, permanecerá internado e em observação durante as próximas duas semanas. "Sua alimentação por meio das sondas gástricas será, provavelmente, iniciada daqui a 48h", informou o médico.
O menino sofreu uma queda na manhã desta quarta e, seria submetido a uma tomografia do cérebro para detectar algum problema. Durante o procedimento para o exame, um profissional de enfermagem aplicou tricloro de acético no lugar de um sedativo, o que causou queimaduras de 3º grau na boca, laringe e esôfago de Alan.
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário