sábado, 18 de fevereiro de 2012

Tripulante de cruzeiro morre e Anvisa impede desembarque de 2 mil em Santos


Passageiros do navio MSC Armonia, que participaram de um mini-cruzeiro da companhia MSC Cruzeiros, não puderam desembarcar no Porto de Santos, no litoral sul de São Paulo, na manhã deste sábado, 18, após o fim do passeio de três noites.
A tripulante Fabiana dos Santos Pasquareli, de 30 anos, morreu na noite de ontem, no Hospital Ana Costa, em Santos, segundo a assessoria do hospital. Ela deu entrada no hospital às 14h30 da última quarta-feira, 15, com quadro de transtorno respiratório agudo. Exames foram enviados para o laboratório Adolfo Lutz para definir a causa da morte da tripulante.
Segundo o hospital, na manhã de hoje, outros cinco tripulantes do mesmo navio foram internados com os mesmos sintomas de Fabiana. Eles estão no quarto e o quadro de saúde é estável.
A embarcação aguarda fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a liberação dos passageiros.
Um dos passageiros conversou com estadão.com.br de dentro do navio às 10h50 deste sábado. Ele contou que o navio zarpou de Santos em 15 de fevereiro, passou por Ilhabela e voltou a Santos. Na chegada, às 6 horas de hoje, todos foram avisados que não poderiam desembarcar e que seriam obrigados a tomar a vacina tríplice, contra sarampo, parotidite e rubéola. O passageiro pediu par não ser idenficado.
De acordo com as únicas informações repassadas dentro do navio, através de alto-falantes, todos os passageiros entre seis meses e 50 anos deveriam tomar a vacina.
A assessoria da Anvisa não foi localizada. A assessoria da MSC Cruzeiros não foi localizada - segundo uma funcionária, apenas o plantão de reservas funciona e ela disse não ter conhecimento do incidente.
Abaixo a íntegra da nota do Hospital Ana Costa
O Hospital Ana Costa de Santos admitiu pacientes (tripulantes) provenientes de um navio de passageiros ancorado hoje em Santos. Todos apresentavam sintomas respiratórios agudos. Até o momento não temos nenhum diagnóstico etiológico definido e os espécimes foram encaminhados aos laboratórios oficiais. 
 
É importante ressaltar que as medidas adotadas seguiram os Protocolos do Ministério da Saúde e que as autoridades sanitárias portuárias e do município foram informadas. Todas as medidas de contenção e terapia foram e estão sendo realizadas nas dependências do Hospital Ana Costa e as autoridades sanitárias notificadas estão mobilizadas nas demais medidas de vigilância e controle relativas aos demais contactantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário