sábado, 17 de setembro de 2011

Os dois tipos de fazer o cálculo de insulina



Quando a prescrição médica e o que você tem disponível for em unidades, fazemos o seguinte cálculo:
F (frasco) ------------------------------------------- S (seringa)
PM (prescrição médica) ------------------------ X

Então, vamos lá para um cálculo para vocês entenderem

O médico prescreveu Insulina regular 20U SC agora, tenho disponível, Frasco de insulina regular 80U e seringa de 40U. Quantas unidades irei aspirar?
Vamos montar a continha,
8øU --------------- 40U
2ø U -------------- X
8X= 2.40
  X=80/8
  X= 10U

R.: Irei aspirar 10U de insulina regular.
Pessoal, é só nesse caso que usamos o frasco está para insulina, vocês perceberam que está tudo em unidade? Agora vamos ao outro cálculo de insulina para vocês entenderem melhor.

O médico prescreveu Insulina regular 8U, tenho disponível, frasco de insulina regular de 10ml na concentração de 100U/1ml (por isso nesse caso, sempre 100U estará para 1ml, porque é a concentração da insulina). Quantos ml irei aspirar?
Bom, vamos resolver esse cálculo também?
100U ---------------- 1ml
8U    ---------------- X
100X= 8.1
      X= 8/100
      X= 0,08ml
R.: Irei aspirar 0,08ml de insulina regular e administrar conforme PM.

Vamos fazer outro cálculo?

O médico prescreveu insulina NPH 10U 1X/dia. Tenho disponível, frasco de insulina 10ml (100U/1ml) e seringa de 3ml. Como resolvo esse problema?

10øU --------------- 1ml (concentração)
1øU  --------------- X
10X= 1.1
    X= 1/10
    X=0,1ml
R.: Irei aspirar 0,1ml de insulina NPH na seringa de 3ml, conectar uma agulha 13X4,5 na seringa e administrar conforme PM.

Vou deixar uns exercícios para vocês resolverem. Boa sorte, na dúvida, estarei por aqui.

O médico prescreveu Insulina regular 30U SC agora, tenho disponível, Frasco de insulina regular 80U e seringa de 60U. Quantas unidades irei aspirar?

O médico prescreveu Insulina regular 40U SC agora, tenho disponível, Frasco de insulina regular 80U e seringa de 60U. Quantas unidades irei aspirar?

O médico prescreveu Insulina regular 10U, tenho disponível, frasco de insulina regular de 10ml na concentração de 100U/1ml (por isso nesse caso, sempre 100U estará para 1ml, porque é a concentração da insulina). Quantos ml irei aspirar?

O médico prescreveu Insulina regular 0,5ml, tenho disponível, frasco de insulina regular de 10ml na concentração de 100U/1ml (por isso nesse caso, sempre 100U estará para 1ml, porque é a concentração da insulina). Quantos unidades irei aspirar?

O médico prescreveu Insulina regular 4U, tenho disponível, frasco de insulina regular de 10ml na concentração de 100U/1ml (por isso nesse caso, sempre 100U estará para 1ml, porque é a concentração da insulina). Quantos ml irei aspirar?

O médico prescreveu insulina NPH 8U 1X/dia. Tenho disponível, frasco de insulina 10ml (100U/1ml) e seringa de 3ml. Como resolvo esse problema?

O médico prescreveu insulina NPH 5U 1X/dia. Tenho disponível, frasco de insulina 10ml (100U/1ml) e seringa de 3ml. Como resolvo esse problema?











Nenhum comentário:

Postar um comentário