O ator Andy Whitfield, estrela da série de televisão Spartacus: Blood And Sand, morreu por causa de um linfoma não-Hodgkin, informaram nesta segundo-feira, 12, meios de imprensa locais.
O linfoma não-Hodgkin é um tipo de câncer que afeta as células do sistema imunológico, responsável por proteger o corpo de doenças. Este subgrupo dos linfomas acomete atualmente o ator Reynaldo Gianecchini. A presidente Dilma Rousseff também passou em 2009 por tratamento para linfoma não-Hodgkin.
Esse tipo de linfoma começa normalmente afetando os linfócitos, também conhecidos como células brancas do sangue. Como em qualquer tumor, as células afetadas começam a se dividir sem controle e não morrem mais quando deveriam.
Há mais de 20 tipos de cânceres incluídos nesse grupo. Eles podem afetar os linfócitos-T ou B (mais comum), o que determina seu tipo, e também se dividem segundo sua severidade e velocidade de crescimento. O tratamento para a doença depende da categoria do linfoma, de seu estágio e da idade do paciente, mas pode incluir quimioterapia e radioterapia.
Todos os tipos de linfoma não-Hodgkin têm em comum o fato provocarem gânglios linfáticos aumentados no pescoço, axilas ou virilha, febre, tosse persistente, fraqueza e perda de peso sem explicação - podendo ocorrer em pessoas de qualquer idade, embora sejam mais comuns em pessoas de mais de 60 anos.
Fatores de risco para o linfoma não-Hodgkin incluem alguns tipos de infecções (como a Hepatite C e o HIV) e um sistema imunológico enfraquecido. Para se prevenir, é importante ter um estilo de vida saudável, com uma dieta rica em frutas e verduras.
Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário