segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Apagar a luz e ter regularidade para dormir garantem boa noite de sono


Com a vida moderna, crescem as reclamações de dificuldade para dormir. A pessoa deita na cama e não consegue pegar no sono, mesmo cansada. Ou dorme, mas acorda várias vezes durante a noite. E algo ainda mais comum é a privação de sono, ou seja, quem não dorme o suficiente, por excesso de trabalho ou estudo.
Para explicar os problemas que a falta de uma boa noite pode causar, e dar dicas para descansar bem e ter mais disposição, o Bem Estar desta segunda-feira (26) recebeu o professor de medicina e biologia do sono Marco Túlio de Mello, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Ao lado dele, o infectologista Caio Rosenthal falou sobre os casos de coqueluche que atingem o país. Só neste ano, o Brasil já tem mais que o dobro do total de registros de 2010.

Luz intensa à noite não é bom para quem quer dormir, pois o cérebro entende que ainda é dia, e isso atrasa a produção de melatonina, o hormônio do sono. Isso acontece quando estamos diante da tela do computador, porque a luz da tela fica muito próxima dos olhos.
Os dois momentos em que uma pessoa mais sente sono são no começo da tarde, geralmente depois do almoço (entre 13h e 15h), e à noite, sobretudo entre 3h e 5h da manhã. São as horas em que o organismo passa por uma queda de temperatura.
As causas mais comuns de insônia estão ligadas à parte psicofisiológica. Atualmente, há uma corrente de estudos que mostra que as áreas social, psicológica e emocional têm grande participação na incidência de insônia. Algumas das causas são estresse, transtornos de humor e exaustão – mesmo cansado, o indivíduo não dorme porque não se desliga dos problemas.
É possível recuperar o sono de uma noite mal dormida e sentir-se descansado. Mas o desgaste fisiológico que essa privação provocou não dá para resgatar. Em geral, a maioria dos adultos acumula de 5 a 7,5 horas de débito de sono ao longo de uma semana regular de trabalho.
Algumas dicas para dormir são: tomar um banho quente e relaxante, beber um copo de leite, ter poucas coisas na cabeça, deitar ao lado de uma boa companhia, ficar em um ambiente escuro e sem barulho. Algumas pessoas também ouvem uma música suave ou leem um livro antes de deitar, e garantem que funcionam.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário