segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sedentarismo, o mal do século


Hoje em dia fala-se muito em tecnologia, sedentarismo, qualidade de vida, bem-estar, mas será que sabemos o que é isto? Onde eu me encaixo nisso tudo? Como fazer para não ser sedentário e ter melhor qualidade de vida? Essas e outras perguntas perambulam em conversas cotidianas... 

Segundo a Organização Mundial da Saúde: “O sedentarismo vem crescendo de forma alarmante no mundo inteiro, deixando de ser uma preocupação meramente estética para se transformar num problema grave de saúde publica, numa epidemia global”. 

O sedentarismo nada mais é do que a lei do menor esforço, ou seja, usar a escada rolante, usar o elevador, andar de carro e, principalmente, a falta de exercício físico. 

Com o sedentarismo vem a obesidade pelo fato de não ocorrer um gasto calórico positivo, pois ingere-se muita caloria e gasta-se quase nada e para combater este mal que vem assombrando a população se faz necessário uma reeducação de hábitos do dia-a-dia. 

De acordo com o trabalho realizado pelo Laboratório de Performance Humana do Departamento de Saúde Pública da Califórnia, que mostrou a relação entre hábitos saudáveis e qualidade de vida,os Homens poderiam adicionar onze anos de vida e as Mulheres sete anos seguindo seis destes sete hábitos : 

 exercício físico regular;
 sono adequado;
 um bom café da manha;
 refeições regulares;
 controle de peso;
 abstinência de cigarros e drogas;
 abstinência ou uso moderado de álcool; 

Com todo esse processo sedentário pelo qual a humanidade vem passando pode–se dizer que a obesidade é a marca registrada da civilização. 

A obesidade ocorre por dois fatores: inatividade física e em relação a quantidade e a qualidade do que se come, o que acaba gerando um desequilíbrio na balança da ingestão e gasto calórico. 

Com este aumento progressivo de peso corporal, pode vir a ocorrer algumas outras enfermidades, tais como: contaminações por fungos nas dobras cutâneas; algumas limitações de movimento; acentuada sobrecarga na coluna e membros inferiores; varizes; hipertensão arterial; doenças cardiovasculares; doenças cérebro-vasculares; diabetes mellitos tipo II; câncer; osteoartrite entre outras (VILAS BOAS, 2005). 

O tratamento da obesidade envolve alguns fatores essências, como: reeducação alimentar, aumento da atividade física e cuidados médicos. 

No caso das atividades físicas ou exercícios físicos tem-se um fator muito importante: a individualidade biológica, pois cada indivíduo responderá biologicamente diferente no que diz respeito à escolha da atividade; pois proporcionando prazer fica mais fácil atingir o objetivo prescrito pelo profissional capacitado. 

Contudo fica claro que permanecer “parado” não traz qualquer tipo de beneficio à saúde, muito pelo contrário, contribui para um processo degenerativo da saúde. 

Por isso existem inúmeros meios e métodos para combater este mal que vem rondando a civilização e com o auxílio de profissionais especializados isso tudo ficou mais fácil e seguro de se combater. 

Portanto, escolha o exercício físico ou a modalidade esportiva que mais lhe agrade e mais lhe proporcione prazer e vá à luta por uma vida mais saudável! 


Henrique Vilas Boas ROSA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário