domingo, 13 de março de 2011

Premiê do Japão diz que usina ainda está em estado alarmante




12 de março - O número de indivíduos expostos à radiação do terremoto que atingiu a usina nuclear em Fukushima, nordeste do Japão, pode chegar a 160. Foto: AFP

A usina nuclear em Fukushima corre o risco de sofrer um colapso de grandes proporções
Foto: AFP

A usina nuclear Fukushima, danificada no devastador terremoto de sexta-feira, ainda se encontra em estado "alarmante", disse nesta segunda-feira (hora local) o premiê japonês, Naoto Kan, segundo a agência Kyodo News. Mais cedo, as autoridades haviam informado que os níveis de radiação na usina voltaram a ultrapassar o limite permitido.
Desde o terremoto de sexta-feira no país, as autoridades tentam evitar o superaquecimento de vários reatores, em meio ao temor de que haja uma fusão do núcleo. A situação é preocupante desde que no sábado ocorreu uma explosão em uma das usinas de Fukushima, onde se tenta diminuir a temperatura dos reatores em ebulição.
O porta-voz governamental japonês, Yukio Edano, reconheceu no domingo (horário local) a possibilidade de outra explosão no recipiente secundário de contenção do reator três pela acumulação de hidrogênio, embora tenha ressaltado que o incidente não causaria danos graves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário