quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Entenda o que é o AVC, problema que afetou o técnico Ricardo Gomes

A cena de Ricardo Gomes, 46 anos, técnico do Vasco da Gama, sendo amparado por paramédicos e deixando o estádio dentro de uma ambulância após passar mal durante o clássico contra o flamengo, é o resultado de um problema que afetou quase 85 mil pessoas no Brasil somente no 1º semestre de 2011, segundo informações do Sistema Único de Saúde (SUS).

O acidente vascular cerebral (AVC) é a maior causa para internações e morte no Brasil, segundo a Academia Brasileira de Neurologia. Acontece quando uma área do cérebro deixa de exercer as suas tarefas corretamente por conta de uma alteração no recebimento de sangue.
Quando existe um entupimento nos vasos do cérebro (AVC isquêmico), uma parte do órgão pode deixar de receber sangue. A falta de nutrientes nesse local leva à morte das células. Esse tipo de AVC responde por 80% dos casos.
No caso de Ricardo Gomes, o AVC foi do tipo hemorrágico, ou seja, com vazamento de sangue causado por um rasgo em um dos vasos do cérebro do treinador (veja o infográfico abaixo). Geralmente, a hemorragia pode acontecer tanto em uma região profunda (central) do cérebro ou na periferia.
Este tipo de vazamento representa apenas um quinto dos casos de AVC em geral e a maioria deles acontece na região mais interna do cérebro. Quando ocorrem na periferia do órgão (subaracnoide), 80% são causados por aneurismas -- uma dilatação exagerada das paredes da artéria, o vaso sanguíneo que leva sangue rico em oxigênio às extremidades do corpo.
"A mortalidade mundial por aneurisma é de 42% para os casos de AVC hemorrágico. Se for um AVC por crise hipertensiva, a taxa é de 32%", alerta o especialista Mirto Nelso Prandini, neurologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Pressão no crânio
Com o sangue derramando ao redor da área do vazamento, a pressão dentro do crânio aumenta. Com isso, células do cérebro podem morrer e o coração começa a ter dificuldade para enviar sangue com oxigênio para o local.
"Isso é ruim, pois quanto mais pressão, menos sangue entra nos lugares certos. Há a isquemia (falta de oxigênio) nos tecidos, o coração não tem mais força para bombear mais", explica o médico.
O sangue que vaza forma imediatamente um hematoma. O coágulo formado fora do vaso é uma defesa do corpo para conter o vazamento. “Ele ocorre fora do vaso, é diferente do entupimento dentro do vaso. Com o tempo o organismo pode absorver o coágulo e eliminá-lo”, explica Jamary Oliveira Filho, coordenador do Departamento de Doenças Cerebrovasculares da Academia Brasileira de Neurologia e professor da Universidade Federal da Bahia.
As hemorragias na região temporal (lateral) do cérebro são mais preocupantes quando ocorrem no lado esquerdo, já que existem chances de sequelas na fala e na compreensão. “O paciente passa a não entender o que dizem para ele, existe uma dificuldade de comunicação”, explica Jamary. Caso ocorra no lado direito, pode ocorrer alteração na visão.
"Tempo é cérebro"
Quem sofre um AVC costuma se queixar de dores de cabeça fortes, que chegam de repente. Muitas vezes um dos lados do corpo da pessoa pode ficar paralisado – é comum notar como a boca entorta ou como braços e pernas ficam fracos. Às vezes, o paciente também pode relatar perda de visão ou dificuldade para enxergar.
A partir dos primeiros sintomas, a ajuda médica deve ser buscada imediatamente. “Tempo é cérebro”, diz Jamary. “Se o atendimento for rápido, o indivíduo pode ter uma recuperação rápida, até mesmo sem sequelas.”
Para Félix Pahl, médico do Núcleo de Neurologia e Neurociência do Hospital Sírio-Libanês, a rapidez também vale para as cirurgias, quando necessárias. "O importante é que o tratamento seja o mais precoce possível e, em algumas situações, é preciso operar rápido."
Cuidado com a pressão
Um dos médicos do Vasco, Alexandre Campello, levantou a hipótese do técnico não tomar corretamente os remédios que controlam a pressão arterial. O técnico vascaíno tinha um histórico de problemas no cérebro e chegou a apresentar um problema em 2010, enquanto ainda treinava o São Paulo.
Para Jamary Oliveira, medir a pressão dentro dos vasos sanguíneos é um dos únicos métodos preventivos para o AVC. “O principal cuidado que as pessoas podem ter é fazer consulta regular com o médico para fazer controle arterial”, afirma o médico. “Uma vez por ano já é suficiente para pacientes sem fator de risco e histórico familiar.”
Já Félix destaca algumas características que devem despertar a atenção das pessoas para a possibilidade de AVCs. "Ter mais de 50 anos, ser homem, negro, ter tido um AVC prévio, beber muito álcool, fumar, usar drogas, ter alterações no fígado e não produzir substâncias que coagulam o sangue direito. Todos esses são fatores de risco para esse problema."
Estresse do esporte
A vida como esportista, sujeita a pancadas na cabeça, não é vista pelos especialistas como um agravante no caso de Ricardo Gomes. Mais que os impactos no crânio dos tempos em que foi zagueiro, o estresse vivido como treinador pode ter colaborado para uma crise de hipertensão. Com o aumento da pressão dentro dos vasos sanguíneos, uma ruptura na parede desses "tubos" pode acontecer.
Para que a hipertensão possa causar o rompimento dos vasos, normalmente o paciente precisa ter uma pré-disposição. “Uma opção é durante a gestação, quando os vasos do bebê estão sendo construídos, pode acontecer uma má formação que, no futuro, levará a algum problema”, afirma Mirto Prandini.
O médico acredita que muitos casos de morte no país são causados por AVC, mas explicados por causas diferentes. “Digamos que um rapaz de 28 anos caia no chão e digam que ele morreu após uma parada cardíaca. Muitas vezes um exame necroscópico pode mostrar o rompimento de um aneurisma”, afirma o especialista. "Há muitas subnotificações no caso do acidente vascular cerebral."
G1


terça-feira, 30 de agosto de 2011

Teste positivo de HIV paralisa indústria pornô nos EUA


A indústria pornô de Los Angeles, principal polo de produção dos Estados Unidos, interrompeu suas atividades após um artista que participou de filmes eróticos ter feito um teste de HIV que teria produzido resultado positivo.
Ex-ator Derrick Burts passou a militar pelo uso de camisinhas em filmes pornô - AP
AP
Ex-ator Derrick Burts passou a militar pelo uso de camisinhas em filmes pornô
A pessoa que integrou o elenco de um filme pornô, não teve seu sexo ou nome divulgados e ainda será submetida a novos testes, a fim de confirmar o diagnóstico.
Mas Diana Duke, a diretora-executiva da organização Free Speech Coalition, que representa a indústria pornô, disse que a ''moratória'' na produção durará até que se saiba se o ator ou atriz está de fato infectado e se teria ou não propagado o vírus.
Caso o diagnóstico venha a ser confirmado, a entidade vai pedir que os parceiros ou parceiras sexuais da pessoa que atuou nos filmes pornôs também sejam testados.
A interrupção teria contado com a aprovação dos principais executivos de produtoras pornô e afeta a multibilionária indústria.
Segundo regras acatadas pelos próprios autores de filmes pornô, os atores precisam se submeter a testes mensais de HIV, mas não há qualquer pressão pelo uso de camisinhas.
Caso anterior 

Não é a primeira vez que a indústria pornô americana enfrenta uma interrupção. Em 2010, o ator Derrick Burts foi diagnosticado como portador do vírus HIV.
Desde que contraiu o vírus, Burts passou a militar pelo uso de camisinhas por parte de integrantes dos elencos de filmes pornôs, uma bandeira que também passou a ser defendida por outros ex-atores pornô e pela entidade Aids Healthcare Foundation.
A organização pretende angariar assinaturas para pedir um plebiscito sobre o uso obrigatório de camisinhas para atores de filmes pornô.
Serão necessárias mais de 41 mil assinaturas para que o pedido possa ir a plebiscito nas eleições de 2012.
Estadão

Banhos no Mar Morto podem reduzir açúcar no sangue, diz estudo


JERUSALÉM - Uma rápida imersão no Mar Morto ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue e poderia melhorar as condições médicas dos diabéticos, revela estudo preliminar de uma equipe de pesquisadores israelenses.
A pesquisa, desenvolvida por uma equipe da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Ben Gurion, em coordenação com o Centro Médico Soroka de Beer Sheva fornece novos dados sobre os benefícios das águas extremamente salgadas do Mar Morto, cujas propriedades são conhecidas para o tratamento de doenças como a psoríase. As novidades do estudo constam na edição desta terça-feira, 30, do jornal Ha'aretz.
O estudo teve a participação de 14 indivíduos com idades entre 18 e 65 anos e portadores de diabetes do tipo 2.
Todos foram colocados dentro de uma piscina de água do Mar Morto a uma temperatura de 35 graus centígrados, e após 20 minutos de uma única imersão, registraram redução significativa de 13,5% dos níveis de glicose no sangue: de uma média de 163 mg/dl para 151 mg/dl imediatamente após ao banho.
Uma hora depois de permanecer mergulhado na piscina, os níveis de açúcar se reduziram ainda mais, até alcançar 141,4 mg/dl.
Pelo contrário, um teste de controle na qual os participantes do estudo permaneceram 20 minutos submersos em água normal não causou nenhuma alteração nos níveis de glicose, mas mudanças nos níveis obtidos imediatamente após permanecer uma hora em água.
Outro grupo de controle com seis pessoas saudáveis não produziu nenhuma diferença significativa entre os níveis contabilizados antes e depois da imersão em uma piscina de água do Mar Morto e em água doce.
Os pesquisadores também comprovaram que a curta imersão em água do Mar Morto não afetou outros valores do sangue dos indivíduos analisados, incluídos os níveis de insulina e hormônios de cortisona, assim como de peptídeo C, uma substância que em quantidade igual à insulina é liberada pelo pâncreas na corrente sanguínea.
Os resultados da pesquisa serão publicados na edição deste mês da revista da Associação Médica de Israel "Ha'Refua".
"Estes são resultados de um estudo inicial ainda difícil de tirar conclusões neste ponto", manifestou o chefe da equipe, o professor Shaul Sukenik, da Universidade Ben Gurion.
Mesmo assim, o pesquisador classificou os resultados de "promissórios". O próximo passo é estudar o que ocorre com os níveis de glicose quando os indivíduos tomam banhos de mais de uma hora.
"Em caso de os indícios se comprovarem em estudos posteriores, a redução da glicose no sangue permitirá aos diabéticos que banharem-se no Mar Morto reduzir sua medicação", concluiu Sukenik.
Estadão

Casal é detido após ser flagrado fazendo sexo oral no meio de rua no Paraná


SÃO PAULO - Um casal foi flagrado ao praticar sexo oral no meio da rua na cidade de Rolândia, na região norte do Paraná, na noite desta segunda-feira. Populares que passavam pela Rua Topázio, na Vila Oliveira, acionaram a Polícia Militar por volta das 22h. O casal estava em uma rua em frente a uma residência do bairro.
A corporação enviou uma equipe ao local para checar a denúncia. Os agentes pediram que o casal parasse com o ato obsceno, mas eles não obedeceram e ainda xingaram os policiais, segundo informou a tenente Janine Luana Oliveira.
O homem de 43 anos e a mulher de 37 foram detidos e levados para o 15º BPM, onde foi feito um termo circunstanciado por ato obsceno e desacato a autoridade.
Estadão

Lição de vida (Leia, é muito importante - Selminha Ramos)

Pessoal, de uns tempos pra cá tenho me deparado com uma situação que trouxe muita tristeza pra minha vida, pro meu coração, não é traição de marido, falta de dinheiro, de mantimento, não é nada disso, afinal de contas tenho um excelente marido que tenho certeza que foi Deus que me deu. Bom, emfim...quero compartilhar com vocês algumas coisas, alguém pode estar nesse exato momento precisando ouvir isso. Faço visita todos os dias nos quartos dos meus pacientes, mas tem uma paciente, que me chama a atenção, ela tem câncer em estado avançado, quando entro no quarto dela e digo "Bom dia, tudo bem com a senhora", mesmo prostrada, ela abre um sorriso e responde "Bom dia, tudo bem", mesmo prostrada, ela diz isso...e olha que o caso dela é grave. Hoje, ao passar visita e colher alguns dados de um paciente que ia fazer uma cirurgia que para a medicina é uma cirurgia muito simples, fiz algumas perguntas que são interessantes para nós, se ele tinha algum antecedentes como: hipertensão, diabetes, entre outras doenças, ele respondeu "NÃO", perguntei se ele era alérgico à algum medicamento, ou alimento, ele respondeu "NÃO"...eu sorri é disse - que benção!!! Ele olhou pra mim e, após um sorriso disse, se fosse uma benção eu não estaria aqui. Eu respondi pra ele, quantos estão aqui devido a um problema bem mais grave, quantos vão fazer uma cirurgia e é alérgico a algum medicamento que teria que ser usado no momento da cirurgia, quantos estão aqui e, além da cirurgia são hipertensos, diabéticos, entre outros. Ele então chegou a conclusão de que era uma benção mesmo não ser alérgico e não ter os antecedentes que eu questionei. Ao sair do hospital hoje, participei de uma reunião e logo em seguida retornei à minha casa, no caminho resolvi ligar para uma pessoa muito querida, essa pessoa me contou um problema muito grave que está vivenciando hoje, e o que mais me surpriendeu é a calma com que ela está lidando com esse problema, de-lhe até os parabéns, se fosse eu, não sei como estaria nesse momento. Ao desligar o telefone, comecei a chorar e agradecer a Deus pelos meus problemas. Às vezes, ficamos lamentando coisas tão pequenas, questionando Deus por coisas que nós mesmos fomos procurar, sabíamos o fim qual seria, e fomos procurar, e ai nos deparamos com pessoas com problema tão grande, muito, mas muito pior que o nosso, que acabam nos dando uma lição de vida. Bom pessoal era isso que queria compartilhar com vocês. Deus abençõe cada um, dando graça para podermos vencer as tribulações do dia-a-dia. 

Pedi pra Deus saúde: ele não permitiu a doença em meu corpo;
Pedi pra Deus um bom emprego: me realizo fazendo o que gosto;
Pedi pra Deus uma família: Ele me deu um bom marido;
Pedi pra Deus graça: Ele me ajuda em todas minhas dificuldades. Se Deus não me deu alguma coisa que pedi, ou permitiu que eu perdesse alguma coisa, tenho plena convicção que essas coisas não eram essenciais pra mim.


Selminha Ramos

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

FAO alerta para possível ressurgimento da gripe aviária

ROMA - A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) alertou para um possível ressurgimento da gripe aviária e disse que uma cepa do vírus H5N1 estava se espalhando pela Ásia e outras regiões.

A FAO pediu nesta segunda-feira um aumento na vigilância e na preparação dos países para um eventual surto do vírus, que já infectou 565 pessoas desde que apareceu pela primeira vez, em 2003, matando 331 delas.
O vírus foi eliminado da maioria dos 63 países infectados após o pico de 2006, mas desde 2008 o H5N1 tem se expandido geograficamente tanto em criações aviárias como em pássaros silvestres, em parte devido às migrações, de acordo com a FAO.
"O afastamento geral das quedas progressivas observadas em 2004-2008 pode significar que haverá uma retomada do H5N1 neste outono e inverno (no hemisfério norte)", disse o chefe de veterinária da FAO, Juan Lubroth, em comunicado.
Ele disse que o aparecimento de uma cepa modificada do vírus na China e no Vietnã era uma preocupação, porque aparentemente essa nova forma seria capaz de escapar dos sistemas de defesa das vacinas atuais.
A circulação do vírus no Vietnã também representa um risco direto para Camboja, Tailândia e Malásia, além da península coreana e o Japão, disse a FAO.
A última morte humana causada pela gripe aviária aconteceu este mês no Camboja, país que já registrou oito infecções humanas este ano, segundo a agência.
Estadão

Sensor mede pressão dentro do crânio


Um equipamento que mede a pressão dentro do crânio sem a necessidade de perfurá-lo promete melhorar o diagnóstico e o acompanhamento de pacientes com acidente vascular cerebral (AVC), traumatismo craniano, hidrocefalia, meningites e outras doenças do sistema nervoso central.
"A pressão intracraniana é uma informação importantíssima, mas, até agora, esteve fora do alcance dos médicos na maioria das situações, pois exigia um procedimento invasivo para ser obtida", explica Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP). De fato, os métodos disponíveis no mercado incluem a perfuração do crânio para realizar a medição
Mascarenhas apresentou o sensor na 26.ª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe), que termina hoje, no Rio. Seu filho já criou uma empresa - a Sapra - para comercializar o sensor, que pode ser colocado sob ou sobre a pele para aferir a pressão dentro do crânio sem danos para o osso.
O cientista também espera autorização do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em um cenário otimista, prevê que receberá os carimbos no próximo semestre.
Ele afirma que o preço dos monitores disponíveis no mercado varia de R$ 25 mil a R$ 50 mil. Os sensores custam entre R$ 2,5 mil e R$ 5 mil. "Nosso produto terá um preço médio de R$ 350", argumenta. "E será bem mais versátil. Poderá ser usado em academias, ambulâncias e consultórios, por exemplo."
A técnica já foi testada em ratos, coelhos, ovelhas e porcos. No Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, o método minimamente invasivo, que insere o sensor sob a pele - e, portanto, demanda uma pequena incisão -, apresentou ótimo desempenho em testes com dez seres humanos com traumatismo craniano.
Inovação. Mascarenhas, que hoje tem 83 anos, já recebeu diagnóstico de Parkinson. Exames mais cuidadosos mostraram que sofria de hidrocefalia de pressão normal. Há cinco anos, perfurou o crânio para colocar um cateter que drenaria líquidos acumulados no seu cérebro.
Também precisaria medir periodicamente a pressão intracraniana. Não se conformava com a necessidade de um orifício para realizar as medições. Como bom físico, começou a indagar princípios para intuir o conteúdo de uma caixa sem violá-la. Realizou alguns testes sobre a mesa da cozinha da sua casa.
O cientista supôs que o crânio poderia sofrer deformações quando a pressão dentro dele se altera. A hipótese feria uma convicção estabelecida desde 1783, a chamada doutrina Monro-Kellie: o crânio é uma caixa rígida.
Mas os experimentos mostraram que o consenso estava errado: o crânio sofre uma deformação linear quando sua pressão interna aumenta. Recorreu a sensores semelhantes aos utilizados para aferir deformações em estruturas de construção civil, devidamente adaptados.
Teve de enfrentar então um novo ceticismo. "Diziam-me que, como as deformações eram muito sutis, não seria possível realizar medidas precisas: os dados importantes se confundiriam com o ruído", recorda.
O farmacêutico Gustavo Frigieri realizou seu doutorado sob a orientação de Mascarenhas e foi peça-chave no amadurecimento da tecnologia. Ele explica que utilizou um método chamado análise de Fourier para separar as informações úteis do ruído captado pelo sistema.
Além de menos invasiva, a técnica também promete oferecer, para os médicos, dados mais precisos e em intervalos de tempo menores.
Estadão

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ORAÇÃO DO ENFERMEIRO


Senhor, vós que me desteis a missão de ser enfermeiro, amparai-me sempre, no exercício das minhas obrigações,Orientai-me para que eu seja um profissional digno do respeito e confiança do paciente, da sua família, dos meus colegas e de toda a sociedade.Senhor, amparai-me e não me deixais fraquejar diante do sofrimento humano. E quando, apesar de todos os avanços da medicina, perder a esperança da cura do paciente, dai-me a segurança necessária para não me abater!Senhor, dai-me a sabedoria para responder aos questionamentos feitos pelo paciente e sua família, sobre a doença e a proximidade da morte .Senhor, não me deixais nunca participar de atos lesivos ao meu código de Ética e aos meus princípios morais, como: abortos, eutanásias, transplantes ilegais de órgãos, dentre outros procedimentos que venham prejudicar a integridade física e moral do ser humano.Permitai-me também senhor, nunca incorrer em crime de falsidade ideológica.Não me deixais ,Senhor, nunca praticar crime de omissão, nem ser conivente com atos de negligência e imperícia.Senhor, livrai-me do uso e vício das drogas as quais tenho fácil acesso no exercício da minha profissão.Senhor, dai-me a sabedoria de guardar o segredo profissional e que eu só o revele em juízo, sempre em benefício do paciente e da sociedade!Senhor, dai-me condições de trabalhar em equipe, respeitando sempre os meus colegas e todas as suas limitações, sem nunca criticá-los ou humilhá-los.Senhor, livrai-me do egoísmo pernicioso, fazendo com que eu tenha a segurança e consciência de que repassando os meus conhecimentos, estarei contribuindo para a socialização dos mesmos.Senhor, dai-me a consciência de que preciso manter atualizados os meus conhecimentos e que eu os coloque sempre direcionados à melhoria da saúde do ser humano, porque só assim estarei lhe servindo como cristão.Senhor, permita-me aceitar a morte como continuação da vida junto a vós, porém que nunca me torne cúmplice nem insensível a ela.Senhor, permita-me ainda, quando no silêncio do meu quarto, colocar a cabeça no travesseiro possa, tranqüilo, descansar sem remorsos e com a certeza do dever cumprido!Finalmente, obrigado senhor pela profissão que me desteis!Orientai-me para que eu a exerça com amor e responsabilidade!

Autor: FUNCIONÁRIOS DO COREN-MT

Pessoas tristes têm memória melhor que pessoas felizes


Cientistas sempre relacionaram a tristeza com uma pobre capacidade cognitiva, mas uma nova pesquisa revela que, em compração com pessoas felizes, as pessoas tristes têm uma melhor memória para reconhecer rostos. As informações são do jornal britânico Daily Mail.
Pesquisadores da universidade Anglia Ruskin, na Inglaterra, contaram com 88 voluntários para fazer o estudo. Parte do grupo escutou uma música alegre e teve que recordar um momento feliz de sua vida; parte do grupo escutou uma música neutra e teve que pensar no caminho que faria para voltar à casa; e parte escutou uma música triste e teve que lembrar de maus momentos de sua vida.
Depois disso, todos os voluntários olharam um álbum com 32 fotos de rostos humanos. Após completar um rápido questionário, eles receberam 64 fotos de rostos e tiveram que identificar aqueles 32 que haviam visto antes. Os voluntários preparados para sentir tristeza se saíram melhor que todos os outros. Os voluntários neutros e felizes obtiveram resultados parecidos.
Os pesquisadores ainda não possuem uma explicação para o fenômeno, mas o objetivo é estudar as manifestações e as causas da depressão.
Terra

Brasil não terá mulheres no ano 5000, diz estudo de fertilidade


A revista americana The Economist divulgou uma previsão de quantos anos levará para o fim da raça humana. Segundo a publicação, os compromissos de trabalho fizeram as mulheres diminuírem a quantidade de filhos. Com a diminuição da taxa de fertilidade, dentro de centenas de anos a raça humana pode acabar por falta de mulheres para reproduzir.
De acordo com a revista, se a taxa de fertilidade atual se mantiver, países como Hong Kong terão sua última mulher em 2798, a menos de 800 anos. A tendência de redução da fertilidade é maior em países asiáticos. Mesmo a China, com a maior população mundial, não terá mulheres nem até o ano 3500. O Brasil está na lanterninha da lista. Neste caso, o resultado é positivo. Seguindo a tendência, nossa última mulher deve nascer próximo ao ano 5000.
Terra

Filho de Neymar nasce em São Paulo: "são 2,8 kg de ousadia e alegria"


O Hospital São Luiz confirmou na manhã desta quarta-feira o nascimento do filho do atacante Neymar com a jovem Carolina Nogueira Dantas, em São Paulo, por volta das 11h30. Segundo o próprio jogador em seu Twitter, o bebê será batizado com o nome de Davi Lucca.
Na terça, Carolina se dirigiu ao Hospital São Luiz para realizar exames e ultrassom, sendo confirmado o parto na quarta. Cerca de uma hora após o nascimento, o jogador confirmou a notícia em seu Twitter: "Nasceeeeuu !!! Davi Lucca", escreveu o jogador do Santos.
Neymar confirmou que seria pai, por meio de nota, no dia 12 de maio, quando o Santos estava na Colômbia para enfrentar o Once Caldas, pelas quartas de final da Copa Libertadores.
Em seu site oficial, o jogador emitiu uma nota em que informa o peso de Davi Lucca no nascimento: "são 2,810 kg de pura ousadia e alegria", disse.
Confira a nota oficial de Neymar na íntegra
É com muita felicidade que venho anunciar o nascimento do meu filho, Davi Lucca , na manhã desta Quarta-Feira, 24 de Agosto, na Maternidade do Hospital São Luiz, em São Paulo. São 2,810 kg de pura "ousadia e alegria" !!!!
Agradecemos muito a Deus por esta benção que é o Davi Lucca na nossa vida.
Ele e a mãe passam muito bem!!!
# FelicidadeExalando
Neymar Jr.
Terra

Entenda o que é o linfoma de células T angioimunoblástico


O Hospital Sírio Libanês, na região central de São Paulo, onde Reynaldo Gianecchini está internado, confirmou na segunda-feira (22) que o tipo de câncer do ator é um linfoma de células T angioimunoblástico. Existem vários tipos de linfomas e, segundo especialistas ouvidos pelo G1, essa é uma variante rara e agressiva.
Os médicos consultados foram o oncologista clínico Vladmir Cordeiro de Lima, do Hospital A.C. Camargo, e a infectologista e oncologista Nise Yamaguchi, do Instituto Avanços em Medicina, ambos de São Paulo.
Eles afirmaram que a variante é mais agressiva que o linfoma difuso de grandes células B, contra o qual a presidente Dilma Rousseff lutou em 2009, quando ainda era ministra da Casa Civil. Segundo Lima, esse tipo corresponde a entre 3% e 5% dos linfomas não Hodgkins.
Os linfomas se dividem em dois grandes grupos: Hodgkins e não Hodgkins; dentro desses grupos, ainda há variantes bem diferentes entre si.
O que é?

O linfoma é resultado de uma mutação em uma célula do sistema linfático, ligado à defesa do organismo. Essa célula passa a se multiplicar de maneira descontrolada, formando tumores. Isso pode acontecer nos diferentes tipos de células encontradas no sistema, principalmente nas células B e células T.

As células T, afetadas no caso de Gianecchini, são responsáveis pela defesa celular. São elas que regulam o funcionamento do sistema imunológico.
O linfoma de células T angioimunoblástico acomete primeiro os gânglios, pequenos órgãos espalhados pelo corpo que fazem parte do sistema linfático, produzindo anticorpos. Em seguida, pode atingir outras partes do organismo, como a medula óssea, o fígado, o intestino e a pele.
O principal tratamento disponível para esse tipo de linfoma nessa situação é a quimioterapia. A quimioterapia é um tratamento intensivo com compostos químicos que atacam os tumores, mas que causam efeitos colaterais em todo o corpo -- o mais conhecido é a queda de pelos e, por isso, pacientes de câncer muitas vezes raspam o cabelo.
Há ainda pesquisas indicando para possíveis tratamentos com alvos moleculares, capazes de interromper o crescimento dos tumores. Contudo esses são tratamentos experimentais e não seriam adotados desde o princípio.
Caso o organismo responda bem à quimioterapia, é feito um transplante autólogo de medula óssea, após a quimioterapia. Nesse processo, os médicos retiram e congelam células sadias da medula. Depois, à base de medicamentos, eliminam toda a medula presente no corpo para, em seguida, injetar novamente apenas as células sadias. “Você só pode fazer isso se a pessoa tiver uma excelente resposta à quimioterapia”, ressaltou Yamaguchi.
Segundo Lima, o outro especialista consultado, a taxa de cura máxima que o tratamento atinge “varia entre 50% e 60%”. Pode parecer baixa, mas não é, se comparada a tumores em outros órgãos. “Os linfomas são um dos tipos mais curáveis do câncer. Mesmo disseminado, você pode ter cura”, garantiu Yamaguchi, que preferiu não falar em números.
Os próximos passos

Segundo os médicos, a resposta do corpo depende muito do quadro clínico. “Normalmente, a avaliação é depois de dois a três ciclos de quimioterapia”, contou Lima, oncologista do A.C. Camargo. Se for assim, só se saberá como será a evolução do tratamento daqui a cerca de dois meses.

Para Yamaguchi, esse período pode ser ainda mais breve, pois há marcadores que permitem identificar o tamanho dos gânglios. Se eles diminuírem, é sinal de que o tratamento está tendo efeito.
Se o tratamento não funcionar, a alternativa seria usar outro tipo de quimioterapia. “A cada tratamento que não funciona, a probabilidade de resposta diminui. A maior chance de cura é sempre no primeiro tratamento”, afirmou Lima.
Reynaldo Gianecchini está com 38 anos. “O fato de ele ser novo é bom, pois ele tolera tratamentos mais agressivos”, explicou Lima. Segundo os oncologistas, quando o paciente não acumula doenças crônicas, tende a ter menos complicações e interrupções no tratamento.
G1

Planos avaliam incentivo à prevenção

As operadoras de planos de saúde dizem que analisam a resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que incentiva a adesão de usuários de planos de saúde a programas de envelhecimento saudável e de prevenção de enfermidades. 

Segundo a resolução, publicada anteontem, as empresas podem dar descontos de até 30% nas mensalidades ou conceder prêmios, como plano dentário grátis. O texto rejeita discriminação de idade e doença dos beneficiários. A adesão é facultativa.
A resolução diz que os planos podem criar programas amplos - para prevenir o sedentarismo, por exemplo - ou decidir pelos específicos, como um direcionado a idosos. Resultados da participação nos programas, como redução do colesterol, não podem ser cobrados pelos planos.
A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que representa 15 grupos de operadoras privadas - 33% do mercado -, afirmou que "está estudando a norma para, posteriormente, fazer as suas considerações".
As operadoras ouvidas pela reportagem também afirmam que analisam a resolução. A Amil Assistência Médica disse que "entende que as determinações da ANS preconizam e contribuem para o aperfeiçoamento constante do sistema de saúde" e que, dessa forma, "está avaliando o programa e a possibilidade de implementação".
A Bradesco Saúde informou que também está estudando a norma "para definir as oportunidades de atuação". A SulAmérica tem posição semelhante.
Karina Toledo - O Estado de S.Paulo