sexta-feira, 29 de julho de 2011

Quando a vida começa


Quando sua vida começa, vc tem apenas uma mala pequenina de mão. A medida em que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando porque existem muitas coisas que vc recolhe pelo caminho, por pensar que são importantes. A um determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar tantas coisas, pesa demais, então vc pode escolher: ficar sentado a beira do caminho, esperando que alguém o ajude, o que é difícil, pois todos que passarem por ali já terão sua própria bagagem. Vc pode ficar a vida inteira esperando, ou vc pode aliviar o peso, esvaziando a mala. Mas, o que tirar? Vc começa tirando tudo para fora, veja o que tem dentro: Amor, Amizade...nossa! Tem bastante, curioso, não pesa nada... 
Tem algo pesado.... vc faz força para tirar.... era a Raiva, como ela pesa!Aí vc começa a tirar, tirar e aparecem a incompreensão, medo, pessimismo, nesse momento, o Desânimo quase te puxa pra dentro da mala mas vc puxa-o para fora com toda a força, e no fundo da mala aparece um sorriso, que estava sufocado no fundo da sua bagagem. Pula para fora outro sorriso e mais outro, e aí sai a Felicidade, aí vc coloca as mãos dentro da mala de novo tira pra fora um monte de tristeza e agora, vc vai ter que procurar a Paciência dentro da mala, pois vai precisar bastante. Procure então o resto: a Força, Esperança, Coragem, Entusiasmo, Equilíbrio, Responsabilidade, Tolerância e o Bom e Velho Humor. Tire a Preocupação também. Deixe de lado, depois vc pensa o que fazer com ela. Bem, sua bagagem está pronta para ser arrumada de novo. Mas, pense bem o que vai colocar dentro da mala de novo, hein.Agora é com vc, e não se esqueça de fazer essa arrumação mais vezes, pois o caminho é MUITO, MUITO LONGO, e sua bagagem, poderá pesar novamente.Boa a noite a todos e fiquem na paz Senhor Jesus e bfs.

Artur Ferreira

quinta-feira, 28 de julho de 2011

'Superanticorpo' pode resultar em vacina universal contra gripe

LONDRES - Cientistas encontraram um "superanticorpo", o FI6, capaz de combater todos os vírus da gripe tipo A em humanos e animais, e a descoberta pode abrir caminho para a produção de novos tratamentos antigripais.

Pesquisadores da Grã-Bretanha e Suíça usaram um novo método para encontrar a "agulha no palheiro", e identificaram o anticorpo em um paciente humano capaz de neutralizar os dois principais grupos de vírus da gripe A.
É um passo preliminar, disseram eles, mas crucial para o eventual desenvolvimento de uma vacina universal contra a gripe.
Atualmente, os laboratórios precisam alterar todos os anos a composição das vacinas, de acordo com a cepa do vírus que estiver circulando, um processo caro e demorado. Já a vacina universal poderia proteger as pessoas durante décadas, ou mesmo pela vida toda, contra todas as cepas de vírus da gripe.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa Médica da Grã-Bretanha e pela empresa privada suíça Humabs, e seu resultado foi publicado na quinta-feira na revista Science.
Nesse artigo, os pesquisadores explicaram que os anticorpos atingem uma proteína do vírus chamada hemaglutinina. Devido à sua rápida evolução, existem hoje 16 subtipos diferentes da gripe A, divididos em dois grupos. Os humanos geralmente produzem anticorpos contra um subtipo específico.
Pesquisas anteriores já haviam localizado anticorpos que funcionam com vírus do grupo 1 e com a maioria dos vírus do grupo 2, mas não com ambos.
A equipe anglo-suíça usou um método que aplica a cristalografia de raios-X para examinar enormes quantidades de amostras de células do plasma humano, aumentando assim suas chances de localizar o anticorpo "universal," mesmo sendo ele extremamente raro.
Ao identificarem o F16, eles o injetaram em ratos e furões, e descobriram que protegia também os animais contra os vírus do grupo 1 e 2. 
Estadão

segunda-feira, 25 de julho de 2011

SP lança site para alertar sobre a exposição ao vírus HIV

SÃO PAULO - A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo lançou este mês um site específico relacionado à profilaxia pós-exposição (PEP) ao vírus HIV, como forma de prevenção da infecção pelo vírus utilizando-se os medicamentos que fazem parte do coquetel para tratamento da Aids.

Segundo a secretaria, este método é indicado para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente, por meio de relação sexual desprotegida, ou seja, sem camisinha.
O ideal é que a pessoa comece a tomar a medicação em até 2 horas após a exposição ao vírus, e no máximo em 72 horas. Os medicamentos precisam ser tomados por 28 dias, sem interrupção, para impedir a infecção pelo vírus HIV, sob orientação médica.
Essa forma de prevenção já é usada com sucesso em casos de violência sexual e de profissionais da área da saúde que se acidentam com agulhas e outros objetos cortantes contaminados.
O site contém endereços de mais de 300 serviços cadastrados onde o tratamento encontra-se disponível e também tem respostas para as dúvidas mais frequentes. Outra forma de tirar dúvidas sobre o vírus é por meio do Disque DST/Aids, que atende no número 0800 16 25 50. 
Estadão

Falta de reagentes faz governo limitar exame de carga viral em paciente com Aids

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde decidiu limitar os exames de carga viral em pessoas com Aids por causa da falta de reagentes usados no teste que checa a quantidade do vírus HIV no sangue e acompanha a eficácia do tratamento.

O baixo estoque de reagentes é resultado da paralisação de uma licitação feita pelo ministério para comprar testes mais modernos e rápidos. O processo foi contestado várias vezes por empresas participantes.
Em nota técnica, o ministério orienta as secretarias estaduais de Saúde a dar prioridade aos testes em gestantes e crianças de até 4 anos infectadas. De acordo com o diretor do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, o infectologista Dirceu Greco, os dois grupos são considerados prioritários porque a carga viral interfere no parto e no tratamento precoce das crianças.
No caso dos pacientes em tratamento, com carga viral estável ou com exame marcado, a recomendação é colher e congelar as amostras de sangue para que sejam testadas quando o fornecimento estiver normalizado. A previsão de Greco é que os exames atrasem em um ou dois meses. Segundo ele, isso não deve atrapalhar o tratamento, mas é um transtorno para os pacientes.
"Tecnicamente, o tratamento não deve ter prejuízo", assinalou o infectologista. "Do ponto de vista individual, é realmente um transtorno [para o paciente]." Alguns laboratórios públicos já estão armazenando as amostras, acrescentou, sem informar em quais estado isso já está ocorrendo. No país, 80 instituições fazem o exame da carga viral do HIV.
Para regularizar o fornecimento, o governo federal fez uma compra emergencial dos reagentes usados para abastecer os laboratórios por seis meses. A expectativa, segundo Greco, é que os kits importados cheguem na primeira semana de agosto. Anualmente são feitos 70 mil exames de carga viral - em média dois por paciente - no país. 
Estadão

domingo, 24 de julho de 2011

Cientistas usam vacina humana para curar câncer de próstata em roedores


 Cientistas da Mayo Clinic usaram uma vacina para humanos para desenvolver um tratamento para câncer de próstata em camundongos. A técnica dispensa o uso de quimio ou radioterapia e faz com que as células do próprio organismo dos roedores ataquem o tumor na glândula. O feito é descrito na publicação cientifica "Nature Medicine".
Os pesquisadores acreditam que o modelo de tratamento possa ser usado algum dia em humanos, com o objetivo de livrá-los do câncer e reduzir os efeitos colaterais das terapias atuais. Segundo o professor Richard Vile, imunologista da instituição norte-americana, testes clínicos poderão começar dentro de dois anos.
A vantagem da nova forma de tratamento desenvolvida pelos cientistas da Mayo Clinic está no fato de apenas as células cancerosas serem destruídas - o câncer foi induzido nos roedores para o estudo. Os tecidos em volta do tumor são poupados do "ataque" das células de defesa do corpo (células T).
A pesquisa liderada por Vile já mostrou avanços no tratamento de câncer de próstata e melanomas e é candidata a opção de terapia para outra formas agressivas de tumor como os de pulmão, cérebro e pâncreas.
Para obter o efeito desejado nos roedores, os cientistas da Mayo Clinic retiraram pequenos pedaços do material genético de próstatas saudáveis de humanos e os combinaram com um DNA "complementar" (cDNA).
Os pedaços de cDNA foram inseridos em uma cultura de vírus causadores da estomatite vesicular (VSV, na sigla em inglês) - doença que afeta animais como insetos e mamíferos. A mistura foi aplicada nos camundongos sob a forma de injeções na veia.
Isso fez com que os vírus atacassem apenas as células cancerosas, gerando uma resposta do corpo dos roedores que focassem apenas nas células afetadas pela doença.
G1

Exame de rotina pode antecipar diagnóstico de câncer de próstata


Um exame de rotina da próstata pode ser usado também para prever os riscos de desenvolvimento da doença. O antígeno prostático específico (PSA, na sigla em inglês) é um indicador medido no exame de sangue. Quando seu nível fica alto, é sinal de que alguma coisa está errada com a próstata; pode ser algum tumor ou qualquer tipo de inflamação no órgão.
Depois de acompanhar a maior parte da população masculina da cidade de Malmö, na Suécia, por mais de 30 anos, um grupo de pesquisadores chegou a uma nova conclusão sobre o PSA. O trabalho foi publicado pela revista “Cancer”.
Antes, ele era visto como absoluto. Se o exame de sangue indicasse um valor maior que 2,5 ng/mL, o paciente era incluído no grupo de risco e encaminhado para outros testes. Caso contrário, era liberado até o próximo exame periódico.
Com a nova pesquisa, o indicador pode ser usado para medir o risco de câncer. Com o nível de PSA em 1,46 ng/mL, 18% dos pacientes apresentaram a doença em algum momento, ao longo do estudo. Quando o indicador foi de 0,28 ng/mL, apenas 2,5% desenvolveram câncer.
“A gente não usava o exame nesse sentido”, afirmou o urologista Daher Chade, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, da Faculdade de Medicina da USP e do Hospital Sírio-Libanês. “Agora a gente consegue estimar quem vai ter câncer, isso é muito diferente”, comemorou o médico.
Para ele, o exame de toque, que afasta muitos pacientes, tende a ser mais raro com os avanços da medicina. Ele não vai desaparecer, mas se tornará mais “seletivo” em breve. “Primeiro a gente faz os exames de sangue para ver se o toque será necessário. Serão exames de triagem”, explicou. Assim, quem tiver baixo risco de câncer pode fazer exames mais esparsos.
“Não é perfeito, mas é o que temos de melhor”
Para Gustavo Guimarães, oncologista e diretor do núcleo de urologia do Hospital A.C. Camargo, o grande mérito da pesquisa é reafirmar a importância do PSA. Segundo ele, vários países não recomendam o exame.
O PSA não indica somente o câncer, ele mostra que há alguma irregularidade na próstata. Quaisquer inflamações, ou mesmo tumores que não são tão perigosos, levam a novos exames – que podem, inclusive, fazer mal. Por isso, segundo alguns médicos, pode criar falsos alarmes nos pacientes e levá-los ao pânico.
“O PSA não é perfeito, mas é o que temos de melhor”, concluiu o médico. Para ele, o indicador ainda não é tão bem usado como deveria pelos médicos, mas isso jamais seria motivo para deixar de usá-lo, e por isso a pesquisa traz uma colaboração importante para a urologia.
Tadeu Meniconi

Quatro são indiciados por morte de doadora de medula óssea em SP


SÃO PAULO - Duas médicas e duas enfermeiras foram indiciadas pela morte, no último dia 4, da estudante Luana Neves Ribeiro, de 21 anos. A universitária morreu por causa de erros médicos cometidos enquanto esteve internada no Hospital de Base, em São José do Rio Preto, no interior paulista, de acordo com o laudo entre à Polícia Civil no dia 14.
Luana estava no hospital para se submeter aos procedimentos para doar medula óssea a uma criança do Rio de Janeiro com leucemia. A morte levou o hospital a paralisar a coleta de medula para transplante e o Conselho Regional de Medicina (Cremesp) e Polícia Civil a abrir investigação.
As médicas foram indiciadas pelo crime de homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e as enfermeiras, por omissão de socorro, segundo a delegada assistente do 5.º Distrito Policial (DP), de São José do Rio Preto, Luciana de Almeida do Carmo.
O laudo do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), da Faculdade de Medicina de Rio Preto, atesta que a jovem teve a veia subclávia perfurada, o que causou hemorragia e choque hipovolêmico (queda de pressão causada por vazamento de sangue), que a levou à morte. As perfurações teriam ocorrido durante a tentativa de implantar um cateter para coletar medula na veia subclávia esquerda, próxima da jugular.
Estadão

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Conselho Federal de Medicina rejeita aprovação de cirurgia contra diabetes

O Conselho Federal de Medicina(CFM) rejeitou o pedido de colocar a cirurgia de redução de estômago com interposição de íleo na lista de procedimentos recomendados pela entidade. A reunião foi realizada em 14 de julho. Nesta sexta-feira (22), CFM divulgou nota sobre o assunto.

“Na avaliação da entidade, técnicas recentes – como a gastrectomia vertical com interposição de íleo – ainda precisam de mais estudos e pesquisas que comprovem sua eficácia e sua segurança para os pacientes para serem autorizadas”, afirma a entidade. “A regra atual continua a valer e não sofreu alterações”.
A cirurgia de interposição de íleo é a mesma feita pelo apresentador Faustão, em julho de 2009. A técnica foi criada pelo médico Áureo Ludovico de Paula – segundo ele, para o controle da diabetes.
Na operação, além do grampeamento para redução do estômago, é feito um reposicionamento da parte final do intestino, chamada de íleo (daí o nome da técnica). Essa área controla a produção da insulina, o hormônio que controla a taxa de açúcar no sangue e, com isso, a diabetes.
Um pedaço de cerca de um metro e meio do final do intestino é retirado e colocado entre a parte inicial (o duodeno) e a do meio (o jejuno). A ideia é que, colocado mais para o começo do sistema digestivo, o íleo aumente a produção de insulina.
A cirurgia é polêmica, com médicos da área divididos sobre sua eficácia e sobre os riscos.
O CFM não proibiu, no entanto, que a cirurgia seja feita em casos experimentais. “A Câmara Técnica de Cirurgia Bariátrica, criada pelo CFM especialmente para analisar os trabalhos desenvolvidos na área, continuará ativa. O grupo avaliará estudos e pesquisas, sendo que se os resultados indicarem eficácia e segurança de técnicas analisadas, o debate poderá ser reaberto de forma a oferecer ao brasileiro novas opções terapêuticas”, diz a nota.

G1

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pancadas no cérebro aumentariam risco de mal de Alzheimer


As lesões cerebrais traumáticas aumentariam o risco de perturbações cognitivas e de demência, segundo dois estudos americanos apresentados nesta segunda-feira, em Paris, durante a Conferência Internacional da Associação Alzheimer (AAIC).
A relação entre um traumatismo craniano e o risco de demência ainda é obscura. Enquanto algumas pesquisas sugerem que a possibilidade aumenta, outras não estabelecendo relação.
A equipe da Professora Kristine Yaffe, da Universidade da Califórnia, em São Francisco, analisou as fichas médicas de 281.540 veteranos americanos, com 55 anos ou mais.
Ela demonstrou que o risco de desenvolver demência durante o tempo do estudo (7 anos) mais que dobrou entre os veteranos que tiveram uma lesão cerebral (15,3% contra 6,8%, em relação aos demais).
"Esses dados nos levam a pensar que o traumatismo crânio-encefálico [TCE] entre os veteranos mais velhos poderia predispô-los ao desenvolvimento de uma demência sintomática. Suscitam preocupações quanto a possíveis consequências a longo prazo entre os veteranos mais jovens", declarou Yaffe, citada no comunicado da AAIC.
Para os cientistas, a questão é importante, uma vez que o TCE é comum, em seguida a quedas ou acidentes de trânsito.
"O traumatismo crânio-encefálico (TCE) é também considerado o ferimento típico dos conflitos no Iraque e no Afeganistão, onde diz respeito a 22% das vítimas e a 59% dos ferimentos ligados a explosões", destacou o Professor Yaffe.
Vários mecanismos poderiam explicar oe aumento do risco.
Segundo os cientistas, nesse grupo, encontram-se também placas amiloides semelhantes às presentes nos cérebros das pessoas com o mal de Alzheimer. Seja qual for a idade, 30% dos pacientes que tiveram TCE não sobrevivem aos ferimentos.
Futebol americano
Um outro estudo foi realizado pelo Professor Christopher Randolph, do Loyola University Medical Center, em Chicago, entre ex-jogadores de futebol americano.
No total, 513 membros aposentados da associação de jogadores profissionais responderam em 2008 a uma enquete que visava, particularmente, aos problemas de memória (aí compreendido um questionário para despistar o mal de Alzheimer chamado AD8).
Um pouco mais de 35% dos que responderam (com idade média de 61 anos) apresentavam sintomas de AD8 deixando considerar uma possibilidade de demência. A título de comparação, segundo o relatório 2011 da Associação Alzheimer, 13% dos americanos com 65 anos e mais sofrem do mal.
Os cientistas usaram os dados da pesquisa para identificar os que sofriam possivelmente de perturbações leves de cognição (problemas de memória ou de linguagem, por exemplo). Descobriram que os ex-atletas eram bastante atingidos, em relação aos indivíduos que apresentavam as mesmas características sociodemográficas, mas sem passado esportivo profissional.
Segundo os pesquisadores, esses resultados, ainda considerados preliminares, reforçam a hipótese de que os traumatismos cranianos repetidos durante numerosos anos de prática de futebol americano podem acarretar uma expressão mais precoce de doenças degenerativas ligadas à idade, como o mal de Alzheimer.
G1

Hábitos de vida previnem Alzheimer


Um artigo publicado pela revista científica britânica Lancet Neurology sugere que milhões de casos da doença de Alzheimer, o tipo mais comum de demência em pessoas com mais de 60 anos, poderiam ser prevenidos com o controle de sete condições ou hábitos de vida que interferem no aparecimento e evolução da doença, tais como sedentarismo, pressão alta, tabagismo e obesidade.
O levantamento – uma revisão de cerca de 100 artigos científicos – foi apresentado ontem, em Paris, durante a Conferência Internacional da Associação de Alzheimer. A conclusão tem como base um modelo matemático criado por pesquisadores americanos. De acordo com eles, uma redução de 25% em todos os 7 fatores de risco poderia prevenir até 3 milhões de casos da doença em todo o mundo, o que representa quase 10% do total de pacientes com Alzheimer – cerca de 35 milhões. No Brasil, a estimativa é de que existam cerca de 1,5 milhão de pacientes com esse tipo de demência.
“A prevenção é uma opção particularmente atraente dado o estado da terapia. É por isso que desperta muito interesse”, afirma William Thies, cientista à frente da Associação de Alzheimer. Por enquanto, os tratamentos tentam retardar a evolução da doença e diminuir os sintomas, sem promover a cura.
O trabalho usa um modelo matemático para calcular o impacto dos sete principais fatores de risco associados ao Alzheimer, que deveriam ser evitados: tabagismo, depressão, pouca escolaridade, diabete, sedentarismo, obesidade e pressão alta.
A melhora do nível educacional seria a medida de maior impacto para combater a doença no mundo. Em segundo lugar viriam as campanhas antitabagistas. Nos EUA, outras duas ações contribuiriam mais para a prevenção do Alzheimer: o combate ao sedentarismo e à depressão.
O diretor científico da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), Ivan Okamoto, afirma que já havia sido demonstrada a conveniência da eliminação dos fatores de risco cardiovasculares – como combate ao tabagismo, sedentarismo, obesidade e pressão alta. “Em até 20% dos casos, a demência causada pelo Alzheimer vem acompanhada por uma demência vascular”, explica. “Se você evita a demência vascular, os quadros de Alzheimer também melhoram.”
Já a atividade intelectual melhora a reserva cognitiva – conjunto de estratégias que o cérebro utiliza para compensar o déficit provocado pela demência. “Alguém que esquece uma palavra terá mais ferramentas para encontrar sinônimos ou metáforas para substituí-la se estiver acostumado a exercitar o cérebro”, afirma.
Como os demais fatores, a depressão não pode ser apontada como causa do Alzheimer. “Mas há uma evidente comorbidade coincidente das duas doenças”, aponta Okamoto. “Ao tratar a depressão, a qualidade de vida do doente melhora”, completa.
O sintoma mais comum da doença é a perda de memória, mas, com a progressão da doença, surgem outros: confusão, irritabilidade, alterações de humor, falhas na linguagem e prejuízo da capacidade de orientação temporal ou espacial. Ainda não há cura definitiva para a doença, mas alguns remédios podem retardar sua evolução.
Pesquisa
O estudo apresentado na capital francesa foi coordenado por Deborah Barnes, professora adjunta do Departamento de Psiquiatria da Universidade da Califórnia, em São Francisco, e recebeu financiamento dos Institutos Nacionais para o Envelhecimento, nos Estados Unidos.
ALEXANDRE GONÇALVES

Química no cabelo durante gravidez faz crescer risco de bebê ter leucemia


O uso de tinturas ou alisadores de cabelo durante os três primeiros meses de gravidez aumenta em quase duas vezes o risco de o bebê desenvolver leucemia nos primeiros dois anos de vida. Embora seja considerada uma doença rara, a leucemia atinge cerca de 5% das crianças nessa idade.
JF Diorio/AE
JF Diorio/AE
Cuidado. Regiane Marques parou de tingir os cabelos quando engravidou de Rafaella
A conclusão é do primeiro estudo epidemiológico brasileiro que investigou o tema. O trabalho foi realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) por mais de dez anos. Ao menos por enquanto, os dados sugerem que as mulheres não devem pintar os cabelos durante a gravidez.
O trabalho foi realizado em 15 centros de todas as regiões do País, exceto a Norte. Foram analisadas 650 mães: 231 com filhos diagnosticados com leucemia antes de 2 anos de idade e 419 mães controle sem filhos com câncer.
Segundo o biólogo da ENSP Arnaldo Couto, autor do estudo, das 231 mulheres cujos filhos tiveram leucemia, 35 (ou 15,2%) usaram produtos químicos no cabelo no primeiro trimestre da gravidez. Entre as 419 mães controle, 41 (ou 9,8%) utilizaram tinturas no mesmo período.
"O estudo mostrou que a doença não se manifestou ao acaso. Há uma associação significativa entre a exposição a tinturas e alisantes com o desenvolvimento de leucemia", diz Couto.
Maria do Socorro Pombo-de-Oliveira, chefe do Programa de Hematologia e Oncologia Pediátrica do Inca, que coordena o estudo, confirma a importância do achado e afirma ter ficado surpresa com os resultados.
"É a primeira vez que um trabalho olha para essa direção. Mas, como se trata de uma doença rara, o número de casos precisa ser confirmado em análises experimentais posteriores", diz ela.
O estudo. A partir do momento em que uma criança com menos de 2 anos era diagnosticada com leucemia em um dos centros parceiros, uma amostra de sangue seguia para o Inca para confirmação diagnóstica.
Além de confirmar o tipo de leucemia - mieloide aguda (LMA) ou linfoide aguda (LLA) -, os pesquisadores realizavam a entrevista materna. A LLA é a mais comum das leucemias infantis - cerca de 75% dos casos (mais informações nesta pág.).
Depois, uma equipe entrevistava cada uma dessas mães. O questionário incluía perguntas sobre hábitos de vida: alimentação, tabagismo, uso de álcool e medicamentos, exposição a agrotóxicos e tinturas.
Para cada mãe com filho com leucemia, os pesquisadores entrevistavam duas mães controle - com um filho da mesma idade e sem a doença maligna.
As perguntas eram direcionadas para os três meses antes de a mulher engravidar, os três trimestres da gestação e os três primeiros meses após o parto. "A ideia era identificar fatores ambientais que poderiam ter influência no desenvolvimento das leucemias", explica Couto.
Compostos químicos. Os pesquisadores analisaram os compostos existentes em 14 marcas de tinturas e alisadores. Foram identificados 150 componentes - 32 deles potencialmente prejudiciais à saúde do bebê.
Com os dados em mãos, Couto calculou a estimativa de risco de a criança desenvolver leucemia por a mãe ter feito uso desses produtos. De acordo com o pesquisador, esse risco é 1,8 vez maior em mães expostas aos cosméticos do que entre aquelas que não haviam utilizado os produtos durante a gestação.
"É justamente no primeiro trimestre que o bebê está em formação. Nessa fase existe uma divisão celular intensa e constante. Uma das hipóteses é a de que as substâncias químicas alteram o DNA e modificam a informação genética da criança", diz Couto.
Segundo Maria do Socorro, o próximo passo é descobrir qual mecanismo levou a esses casos. Os compostos da família dos fenóis, que foram os mais associados ao aumento do risco, já estão sendo estudados pela equipe. 
Fernanda Bassette - O Estado de S.Paulo

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Simão Cirineu aquele que abraçou a cruz de Jesus

Por que Jesus, a caminho do Calvário, permitiu que alguém o ajudasse a levar a cruz? Ele não poderia ter realizado um milagre como tantos outros que realizou anteriormente? Não poderia ter feito uso de sua onipotência, aquela onipotência com a qual Ele criou todas as coisas e sustenta o universo inteiro? Além do mais, naquela específica ocasião, realizar um milagre reergueria o conceito das pessoas sobre ele, e apaziguaria. o animo dos soldados com relação à sua pessoa. Mas ele não o realizou.
Jesus tinha poder suficiente para restaurar suas próprias forças, reerguer a cruz e voltar a caminhar de maneira firme até o local da crucificação. Por que não o fez? Poderia também ter chamado naquele momento milhares de anjos, e a ajuda de um só deles seria mais do que suficiente para reerguê-lo e ajudá-lo a levar a cruz. Jesus poderia ter feito qualquer uma dessas coisas, mas não as fez. Por quê?
Ele não chamou os anjos para socorrê-lo porque a cruz não era para os anjos. Ele também não realizou nenhum milagre para carregar a cruz porque aquela era a cruz dos homens e dele, Jesus Cristo, Homem. Portanto, era necessário que Ele a levasse na sua condição de homem, e que os homens a levassem com ele. Por isso Jesus consentiu que Simão Cirineu o ajudasse a levá-la (Marcos 15.21).
O Filho de Deus entregou-se a si mesmo para morrer na cruz visando a nossa redenção, o perdão dos nossos pecados. Ele primeiramente pôs sobre os seus ombros o jugo da sua cruz, e depois ensinou que cada um de nós deve carregar a sua (Marcos 8.34).
Com isto ele quis dizer que a cruz era tanto sua como nossa. Deveria ser tão-somente nossa, mas para que nós não tivéssemos de ser crucificados nela, ele tomou o nosso lugar.
Simão Cirineu não sabia que aquela era a cruz do Salvador dos homens. Se ele soubesse que ela era o instrumento da nossa redenção; se naquele momento Deus abrisse os olhos de Simão para que ele visse todos os frutos de salvação que a morte de Cristo na cruz iria produzir, certamente aquele cireneu não só ergueria e carregaria aquela cruz, mas até a abraçaria, sentindo-se honrado pelo simples fato de poder tocá-la. Imaginemos, portanto, o que não significaria carregá-la, caso Simão soubesse o que ela representava. A cruz que ele estava conduzindo não era a de um simples criminoso, mas a cruz do Filho de Deus, a cruz do seu Criador, do seu Redentor.
Simão não sabia nada disso, mas nós sabemos. Sabemos o que representa a cruz do nosso Salvador Jesus Cristo. Sabemos, portanto, porque devemos levar essa cruz que é dele e que é nossa. Levando a nossa cruz, não devemos esquecer que Jesus a levará conosco, assim como o cirineu o ajudou a levar a sua.
Sejam quais forem as lutas e aflições que enfrentarmos devido ao peso dessa cruz, Jesus sempre estará ao nosso lado fortalecendo-nos, ajudando-nos, confortando-nos. Tendo ao meu lado esse Simão Cirineu, o que devo temer? O que não poderei conseguir? Jesus levará comigo essa cruz se eu recorrer sempre a ele e aceitar a ajuda vinda de seu ombro e de sua mão.
Ainda que todos os flagelos do mundo caiam sobre mim, ainda que o mundo inteiro se levante irado contra minha vida, sempre terei ao meu lado esse Simão Cirineu. Ele prometeu estar conosco todos os dias (Mateus 28.20).
Portanto, devemos manter a firme resolução de levar a nossa cruz até o alto do nosso monte Calvário, ou seja, até o fim da nossa vida, quando então se iniciará a vida eterna para a qual Deus nos convida.
Jesus nos deu um chamado para cada um levar a sua cruz. Isso diz respeito principalmente a uma coisa, a responsabilidade do caráter de Cristo em nós. Devemos carregar a cruz do nosso irmão, mesmo sem saber quem ele é, e nunca ser uma pedra de tropeço em sua vida.

Rosa Azevedo

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Sem fé é impossível agradar a Deus – Tenha fé e ele te levantará pelo seu infinito amor e misericórdia

Tem horas na vida da gente que todas as coisas parecem dar errado, e que o que você pensou que era ruim ainda pôde piorar bem mais, que a situação difícil, que os problemas, que as tribulações, que a miséria, a doença, que a perda e o fracasso bateram na sua porta ao mesmo tempo, que diferente das outras vezes, todos estes problemas vieram de uma vez só, como em uma avalanche para tentar tirar aquele único pingo de forças que ainda restavam, para abalar todo o seu interior e exterior e a sua comunhão com Deus.
feemdeus.jpg
Você já sofreu muito por estar afastado de Deus, por andar por caminhos que não o agradavam, fazer coisas que entristeciam seu Espírito, a cada dia se separando dEle mais e mais, e se afundando no seus próprios pecados, mas derepente você deu um basta e resolveu voltar para casa de Deus e fazer a sua vontade, ou ainda, você se encontra na casa do Pai, nunca desviou seu olhar, sempre acreditou e confiou mas agora parece que os problemas, que as adversidades e que as tribulações vieram de uma vez só, e deram de encontro com o seu pequeno ser já fraco e afetado pelas lutas carnais e espirituais que seguem a sua vida de cristão, e neste momento mesmo querendo você não consegue reagir, quer lutar, quer ser forte mas parece esmagado pela angústia, pressionado pelo fato de parecer ter chegado ao “fundo do poço” e acha que não consegue mais continuar.
É exatamente nesta hora que precisamor ter fé, Faith em inglês, Fide em Latim, Pistia em Grego… “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” (Hebreus 11:1).
Quando tudo parece perdido, quanto tudo parece acabado, quando não há mais forças para lutar ou para vencer a prova, é preciso ter FÉ, é preciso acreditar que somente um, Deus, pode fazer o impossível possível na nossa vida, mesmo que Deus ás vezes pareça demorar, ou pareça não nos ver, é preciso ter fé, mesmo que a prova seja grande, é preciso ter fé, mesmo que pareça impossível, é preciso ter fé, mesmo que sejamos pecadores, rebeldes, ingratos, é preciso ter fé, pois a fé mesmo que pareça ser mais simples e mais fácil do que orar e jejuar é o ato de entrega mais difícil da vida do cristão, pois mostra o quanto confiamos em Deus e acreditamos no impossível que Ele possa fazer.
Porque Deus nos contempla e nos vê, mesmo que não possamos entender o seus pensamentos, mesmo que não possamos entender o porquê das coisas, mesmo que não possamos entender seus planos… É preciso ter fé.
É preciso ter fé para não olhar para trás e como um cão voltar ao seu próprio vômito, como muitos que nos seus momentos mais difíceis têm voltado atrás, têm trocado suas vestes brancas e o nome escrito no livro da vida para se iludir no mundo lá fora; ou tem se tornado crentes fracassados que vivem uma vida de derrota dentro da igreja, crentes tristes e angustiados que vivem as piores provas dentro do próprio lar.
É preciso ter fé, como teve Noé, Abraão, Isaque, Moisés dentre outros que estão mencionados na Galeria da Fé em Hebreus, é preciso apenas acreditar, é preciso apenas crer, e entregar tudo na mão de Deus.
Eu não conheço os pensamentos de Deus, e você também não, mesmo que pareça que as coisas vão mal, ainda há um Deus lá em cima observando você, mesmo que você pense que não tem mais jeito, que não há mais solução, há um Deus no céu vendo você, a palavra diz que Deus sabe os pensamentos que tem para nós, pensamentos de paz e não de mal, para dar o fim que desejamos (Jeremias 29:11).
Seja qual for o seu problema, seja ele financeiro, seja conjugal, seja familiar, seja espiritual, seja a sua sáude, seu lar, seu trabalho, seus estudos, seu namoro, seu casamento, seus filhos, seu ministério, sua vida, é preciso ter fé, pois todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, e mesmo sem saber Deus está nos ensinando a acreditar.
Por isso hoje eu te convido junto comigo a acreditar, te convido a parar de murmurar e entregar a sua vida nas mãos de Deus, te convido a chorar na presença dEle se for preciso, te convido a gemer no seu altar, te convido a derramar o coração e as suas lágrimas na sua presença, e te convido principalmente a ter FÉ, eu te convido hoje a acreditar, tenha fé, faith para os Ingleses, fide para os Romanos… seja qual for o idioma, seja qual for a tradução, seja qual for o problema, hoje eu te convido a crer, esperar mesmo que não se possa ver, hoje eu te convido a sonhar, a ter, fé.
fonte: http://vocecomdeus.com

ERROS QUE GERAM CRISES FAMILIARES.

Tão logo se deu a instituição familiar registrada em Gênesis 2.24 apareceram as crises familiares. O mundo desenvolveu, as pessoas se tornaram extremamente capacitadas, mas nunca encontraram uma solução definitiva para as crises familiares e crises sempre machucam. Escrevo este texto para contribuir um pouco com todo casal que deseja investir no próprio lar.

Olhando o terceiro capítulo de Genesis, podemos notar alguns erros que geram crises familiares, por isso vale muito compartilhá-los aqui para quem sabe melhorar a vida conjugal dos casais.

O primeiro erro é dar ouvido ao inimigo. Foi exatamente isto que Eva e logo depois Adão, fizeram; deram ouvido ao que a serpente dizia. Muitos lares são destruídos quando maus conselhos começam ser admitidos pela família. As Drogas, bebidas e farras que normalmente são estimulados por falsos amigos, geram crises dolorosas dentro de uma casa. A grande questão do mau conselho é que o valoroso não é nunca ouvir, pois isto é impraticável, mas é resistir não dando ouvido.

Existe outra questão aqui. A serpente aproximou-se de Eva não apresentando algo ruim, embora fosse, a sagaz serpente apresentou colocando uma dúvida no coração de Eva. Veja as palavras: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” Do mesmo modo que as drogas entram na vida de um lar, é sempre apresentada como algo mascarado e gerando a sensação de uma novidade boa.

Outro erro que gera crise no lar é compactuar com o erro. Eva ouviu a serpente e apresentou as palavras a Adão e este compactuou com a situação e ambos comeram. A família não pode ficar calada com o erro dentro do lar. Este é um problema sério, pais subestimando a capacidade pecadora dos filhos e não os corrigem, mas passam a mão. Se existe um erro, o correto é resolver juntos, a questão.

Pais vão formando um caráter duvidoso nos filhos ao longo dos anos com atitudes aparentemente irrelevantes. “Diga que eu não estou”, “não fale pra sua mãe que nós estivemos aqui”, um manda e outro desmanda, ao ingressar os filhos na universidade, para conseguir uma bolsa de estudos, é fácil, basta omitir a verdadeira renda e assim por diante. Não são destas espertezas que o mundo precisa, pois é justamente isto que tem formado uma sociedade egoísta e pronta a levar vantagem em tudo. Pode não parecer, mas isto é destrutivo para os lares e geram crises terríveis ao longo dos anos.

Por fim, chegamos ao terceiro erro gerador de crises familiares que é uma realidade muito comum de ser vista quase diariamente.Apontar o erro do outro afirmando ser este a causa de tudo que está ruim. Adão tão logo foi confrontado por Deus, achou ter escapado ao dizer; “foi Eva, a mulher que me deste”. Semelhantemente Eva apontou para a serpente culpando-a de toda crise que começava a se instalar. Infelizmente, esta tem sido a prática de muitos casais hoje, pois temos a facilidade de ver o pecado do outro e o nosso sempre é reduzido de gravidade. Dizer que a culpa dos filhos desobedientes é do outro, a culpa da discórdia é do outro e sempre culpar o outro é pura falta de maturidade e geram crises profundas nos lares. Precisamos ser de palavra e assumir a parcela de culpa em qualquer que seja a crise familiar.


Enfim, certamente você que agora lê estas palavras deve estar pensando em seu lar refletindo nos acertos e nos erros. O ideal é ter consciência destes erros que geram crises e procurar afastá-los para longe do lar. Por mais que num primeiro momento, possa ter a sensação de estar perdendo e ter o ego ferido, afirmo que no fim, valerá a pena.

Juliano Costa de Souza